sábado, setembro 08, 2007

Truques da mente


Tenho andado bastante ocupada, o que por seu lado leva a que me sinta exausta. Curiosamente quanto mais cansada estou mais pensativa fico. E quando começo assim dá-me para ver fotografias, afogo-me nelas. No deserto da minha mente numa das tempestades de ideias, memórias e recordações comecei a aperceber-me que… A morte torna mentira aquilo que um dia foi verdade. Quando estava a olhar para a fotografia da minha pequenina que partiu percebi que agora, neste momento, ela é uma mentira, porque ela não existe e a única coisa que tenho para provar que um dia ela existiu é o meu coração desalentado (ou a minha fraca memória como preferirem) e umas quantas de imagens incógnitas. E mesmo essas imagens sem as memórias dela não valem nada, não passam da captura de um momento ignoto que não esclarece ninguém. E porque as recordações têm esta característica de serem tão fugazes e selectivas, levianas e incertas até, às vezes quando penso em coisas que se passaram há algum tempo tenho a impressão que deixo de lembrar o que aconteceu e passo a recordar a “minha verdade”. Eu sei que cada um que vive uma experiência a interpreta de forma diferente mas as nossas mentes são como o mar, moldam, toldam as nossas recordações à sua maneira. A nossa mente, a minha pelo menos, tem um efeito eufemistíco nas nossas recordações: o que era mau passa a engraçado ou mesmo a bom e o que já era bom passa a ser encarado como ideal.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tenho exactamente a mesma sensação. Acho q a nossa mente tenta proteger-nos. E a quem se lembra de todas as coisas más tais como são chamamos rancorosas...acho q te esqueces das coisas porque tens um bom coração =)

(a tua verdade não é menos verdade que a minha ou que a verdade do momento)

9/9/07 9:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com a nossa pequena fada.
E na minha opinião, o teu texto não podia ser mais verdadeiro. Identifiquei-me a 100% ;)

10/9/07 1:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de dizer que tb me identifico mt mais com a nova filosofia de mr. hot sauce (no post anterior!

10/9/07 10:47 da manhã  
Blogger Greenish Fae said...

Estava a comentar com o meu primo no outro dia e ele disse-me que eu não era a unica a ter essa percepçãp por isso decidi fazer um post para ver como me saía. Mas uma vez que com voces sucede o mesmo presumo que isto faça parte do processo de crescimento/amadurecimento.


No entanto não sei se isso é bom. às vezes tenho de parar e pensar bem no que se passou no passado, reeviver certas experiencias e voltar a sentir as emoções da altura para me controlar e não cometer os mesmos erros.

11/9/07 8:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não te preocupes...as pessoas inteligentes não cometem o mesmo erro duas vezes...e se cometem foi pq de certeza houve uma variante diferente ;)

11/9/07 8:40 da tarde  
Blogger Sandra said...

A nossa memória é isso mesmo: nossa, porque não é mais do que a junção de nós mesmos com a realidade que registamos.
***

14/9/07 10:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home