sexta-feira, junho 15, 2007

Carpe Diem

Sê prudente, começa a apurar teu vinho, e nesse curto espaço
Abrevia as remotas expectativas. Mesmo enquanto falamos, o tempo,
Malvado, nos escapa: aproveita o dia de hoje, e não te fies no amanhã.


Horácio, Odes, Livro 1, ode 11, versos 6-8


"Aproveita o dia", tornou-se um convite estimulante e de tão forte apelo que a maioria das pessoas que o usa como lema ou inspiração é capaz de ficar um tanto desapontado com o original de Horácio. O poeta aconselha seu amigo, não a ir à luta e conquistar o mundo, mas sim a voltar ao trabalho de sempre. Ninguém sabe o que os deuses lhe reservam, assegura Horácio; então, a melhor coisa é parar de sonhar com o futuro, admitir que a vida é curta, e colher os frutos de hoje.
Então… carpe diem não é bem "vive o dia como se fosse o último" mas mais "conforma-te e não mudes".

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sabes, axo k nc ngm leva essa máxima a sério...axo k qd a proferem, estão a utilizá.la já nesse segundo sentido...
poucos são os que aproveitam cada dia como o último...e admito k sinto uma pontinha de inveja mas sobretudo admiração por quem é capaz de fazê-lo.
Porque eu axo k embora tenha a vontade de mudar e viver intensamente, conforme-me muito(tlvz até demasiado)facilmente...
Mas gostei...gosto deste cantinho =)

15/6/07 10:47 da tarde  
Blogger fairy dust said...

Hoje, finalmente, posso dizer que acredito no carpe diem graças a ti =)

Não fazia ideia de que Horácio queria dizer uma coisa tão sensata.

16/6/07 2:58 da tarde  
Blogger Greenish Fae said...

Nem eu!! Fiquei parva porque a interpretação que eu lhe costumava dar quando alguém todo contente me vinha com essa era exactamente o oposto! E embora não seja uma questão assim do máximo interesse achei que era giro postar :)


Ps. Obrigado Joana... És mais esperta do que eu! Só quando fui investigar a dita máxima é que cheguei a esta brilhante conclusão :)

16/6/07 3:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home