quarta-feira, março 07, 2007

O Convidado

Era muito conceituado pelo seu temperamento sereno e compassivo. A dada altura, uma família muito rica que ouvira falar nele quis conhecê-lo e mostrá-lo para impressionar os seus amigos. Convidaram-no para um almoço. O homem chegou vestido modestamente, e rapidamente percebeu que os presentes evitavam saudá-lo e que até os criados o serviam a contragosto. Abandonou a casa por uns minutos e voltou ataviado com uma elegante túnica. Os donos e convidados da casa receberam-no muito calorosamente e os criados serviram-no com grande esmero. Chegou o momento de passar à sala de jantar para celebrar a refeição. Disseram ao homem onde se havia de sentar. Despiu a túnica e com descaramento, atirou-a para a cadeira.

- Por que faz isso?
perguntaram todos, estupefactos.
-
Foi a minha túnica, e não eu, quem recebeu o vosso respeito e consideração. Ela que fique para almoçar convosco.

Sereno e sorridente, abandonou a casa para nunca mais voltar.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O ser humano, devido à sua falta de entendimento acertado, põe a atenção no que é banal e subtrai-a do que é essencial; deixa-se seduzir com elogios e tem tendência para a variedade e a ostentação, como o pavão que exibe as suas penas abertas. Como o tolo que não aprecia o diamante porque fica arrebatado pelo estojo, muitas pessoas não vêem para além do verniz das coisas.

7/3/07 10:16 da tarde  
Blogger fairy dust said...

Ontem vi na dois um programa sobre a pele e aquele fotógrafo q fotografa o ppl td nu...a maioria das pessoas q foram disseram q nunca mais se queriam vestir. Acho que elas têm razão...pode ser q um dia sejamos tds livres como eles =)

8/3/07 4:03 da tarde  
Blogger Greenish Fae said...

Bom o meu professor de Introdução ao Pensamento Contemporânea diz que somos todos uns fingidos que nos andamos a reprimir e a esconder da nossa verdadeira natureza atrás da inutilidade do vestuário... :P

8/3/07 9:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home